Programa de Abeliomonstro

.

Capa do desbrovável programa de Abeliomonstro, design gráfico de Gaspar de Almeida

O espectáculo que hoje apresentamos é mais uma experiência no caminho que decidimos percorrer como grupo de pesooas ligadas às artes e aos mais diversos campos do espectáculo.
Desde a nossa formação que tinhamos como princípio não nos limitarmos a uma actividade teatral tradicional do vulgarmente chamado "teatro declamado". Propunhamo-nos abrir a nossa actividade a um leque mais amplo no campo do espectáculo.
Sempre nos agradaram os aspectos mágicos de que o espectáculo teatral se pode revestir e há muito que a utilização dos ultra violeta normalmente conhecidos por luz negra nos fascinava. Algumas experiências foram feitas até que em Fevereiro de 82, integrado no "Fantasporto/82", apresentámos a público os primeiros resultados dessa experiência. Chamava-se então, "A Porta - um salto no escuro".
Decidimos continuar a trabalhar e a investigar neste campo e assim surge "Abeliomonstro" em que exploramos novas potencialidades cénicas e técnicas já afloradas no anterior espectáculo.
"Abeliomonstro" é uma experiência, diremos mesmo um espectáculo totalmente experimental, dada a complexidade da luz negra, dos poucos meios técnicos e financeiros de que dispomos e da praticamente nula informação sobre o assunto. 
"Abeliomonstro" é fundamentalmente um espectáculo plástico e visual onde a magia e o fantástico são os vectores principais da sua construção. A imaginação, o sonho, a evasão surgem no total escuro do palco onde coisas e pessoas aparecem, desaparecem, mexem, flutuam. O objecto, o actor ou o boneco têm o mesmo valor. O actor, o manipulador e a técnica fundem-se num todo indissociável e harmónico. Mais do que contar histórias ou desenvolver personagens, pretende-se materializar ideias, recriando visualmente um guião que, basicamente, serve de tronco onde a imaginação e o engenho colocaram as ramagens, as flores e os frutos.


Victor Valente; programa de "Abeliomontro"; Junho 1982

 

Comentários

Mensagens populares