"O Lagarto" - José Topa no espectáculo Nó Cego

.
Minhas senhoras e meus senhores, já o meu pai me dizia que foi sempre um explorado e não contente com isso punha-me ferros nos pés!...Vai daí, um dia, virei-me pró velhote e disse-lhe: “ A confraria neo-revisionista, continuando a vomitar a sua peçonha reaccionária, arregaça despudoradamente as saias para mergulhar libidinosamente no âmago da provocação!”…ao que ele me respondeu:
“Vade retro Satanás! Te arrenego Belzebu! Ai Jesus, cruzes, canhoto! Todos: lagarto, lagarto, lagarto…

Pois o lagarto é um animal de cauda que abunda…um animal de bunda que acauda… quer-se dizer… o lagarto do latim lagarctus é um animal que para além de esverdeado é assim a modos que achatado… horroroso…. assim todo babado…. viscoso… assim todo pegajoso com a barba por fazer e que habita normalmente nos buracos do queijo das Malaicas.
As Malaicas são umas ilhas onde cresce o famoso queijo malaico de buracos, buracos esses que para alem de servirem para o queijo ter aquele cheiro…a queijo, não é, são também o habitat natural do lagarto.
Agora, dentro do problema do buraco, eu gostaria de destacar aqui o Buraco Tipo T 1, portanto, para um lagarto só; temos ainda o Buraco T 1 e meio para um lagarto e meio, o Buraco T 2 para um lagarto e uma lagarta, ou até para um lagarto e outro lagarto, não é, e ainda o Buraco T 3 para esquemas mais complicados.
Bom, minhas senhoras e meus senhores, o que custa mais num espectáculo é domar a cena e a cena é esta: Pitágoras media 1, 90 . A cama dele só tinha 1, 80. Um dia, Pitágoras acordou com os pés perfeitamente gelados e gritou:
“Arranjem-me uma boa hipotenusa e um par de catetos e eu farei um teorema!”
O quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado das… catotas…
A partir daí Pitágoras nunca mais teve problemas de pés frios: pôs-se na hipotenusa com quem aliás viria a casar…Bom, mas quem casa quer casa e como a cavalo dado não se olha o dente, vale mais um pássaro na mão que dois a voar.
Falei agora de pássaros… lembrei-me agora de um poema de um amigo meu, um célebre poeta das Malaicas, Giovanni Gorduchinho:

“Os passarinhos tão engraçados
Fazem os ninhos com mil cuidados
São prós ursinhos que estão pra ter
Que os passarinhos os vão fazer…..

Nunca se faça mal a um ninho
À linda graça de um passarinho
Que nos lembremos sempre também
Do pai que temos, da nossa mãe!!”

Ó amigo não interrompa! Nem que me deem  mil anos de penas e cativeiros, hei-de dizer a verdade porque eu sou português aqui, sou português aqui e principalmente aqui!! E mais! Eu quero amar amar perdidamente!
Bom, o espectáculo divide-se em 3 partes: a 1ª e única, a 2ª e túnica e a 3ª e trúnica à mistura com grão, café, chicória, bailarinas, pão, terra,   paz e democracia popular …

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares